• (19)2512-1414
  • contato@redealimentare.com.br
Por que é importante ter o empoderamento feminino na sua empresa?

Por que é importante ter o empoderamento feminino na sua empresa?

Flávias, Silvanas, Marias, Clarices, entre outros nomes por aí fazem de tudo para ganharem espaço em uma sociedade que, infelizmente, ainda tem valores machistas. Mas, afinal, o que a sua empresa pode fazer pelo empoderamento feminino? 

Empoderar-se é um processo em que a pessoa reconhece seus valores, sua história e sua capacidade de mudar o mundo. Assim como o movimento feminista trabalha para extinguir as desigualdades entre mulheres e homens, o empoderamento feminino mostra que é possível tomar consciência disso e ter ações que mudem esse cenário.

A seguir, para que grave na memória e tenha uma gestão consciente, veja a importância de dar o devido respaldo à evolução profissional das mulheres! 

Quais são os princípios do empoderamento feminino?

Junto ao Pacto Global, a ONU Mulheres teve a iniciativa fantástica de desenvolver os princípios de empoderamento das mulheres. Basicamente, trata-se de uma cartilha de boas práticas para tratar do assunto com a decência que merece, levando em conta a história da mulher brasileira, suas necessidades e motivações pessoais e profissionais.

Sendo assim, esse conjunto de considerações faz com que a comunidade empresarial tenha como princípio incorporar valores que estabeleçam a igualdade de gêneros. Com isso, os princípios instituídos e que muitas empresas concordaram são:

  • Ter lideranças no mais alto nível sem acepção de gêneros;
  • Tratar as pessoas de forma justa no trabalho, de modo que haja respeito aos direitos humanos;
  • Garantir o bem-estar, a saúde e a segurança de todos os trabalhadores;
  • Aplicar capacitações educativas e profissionais para as mulheres;
  • Dar total apoio ao pensamento empreendedor e promover políticas que empoderem as mulheres;
  • Realizar iniciativas que favoreçam a comunidade por meio de ativismo social e respeito à igualdade de gênero;
  • Mensurar os resultados, documentar os processos e tornar público o progresso da companhia em relação à equidade entre mulheres e homens;

Por que a presença de mulheres em cargos de liderança é importante?

Gerir uma empresa requer observar tudo o que pode contribuir com o progresso do negócio, desde os recursos tecnológicos até os recursos humanos. Todavia, nem sempre as pessoas são tratadas com igualdade e isso merece ser revisto pelas organizações, afinal, como pode ver abaixo, existem boas vantagens em ter mulheres no alto escalão.

Serve de incentivo para outras mulheres

Ter uma inspiração de vida ajuda bastante a prosperar e encontrar um propósito de carreira, sendo que exemplos de sucesso fazem repensarmos as atitudes as quais tomamos no dia a dia. O empoderamento feminino tem a capacidade de incentivar as mulheres a buscarem o seu espaço, de modo que os empresários reconheçam que precisam dar as devidas oportunidades sem distinção de gênero.

Deixa uma imagem positiva no mercado

Por acaso você faz ideia do que as empresas como Magazine Luiza, Natura, Itaú, Nestlé, entre tantas outras têm em comum? Pois bem, essas companhias estão engajadas nas lutas femininas e sabem da relevância disso para a sociedade, algo que fomenta boas perspectivas na mente do público e, consequentemente, demonstra uma imagem positiva no mercado.

Retém talentos qualificados 

Se em muitos momentos você foi medir o grau de satisfação dos colaboradores e descobriu níveis alarmantes de descontentamento, saiba que isso pode ter a ver com a forma que a empresa lida com as pautas femininas. Ao prestar atenção nas necessidades das mulheres e compreender que elas merecem mais espaço, a tendência é que você mantenha talentos e obtenha um nível de produtividade melhor.

Ajuda no avanço da ciência 

Pesquisadoras trabalhando em relatórios sobre as propriedades benéficas dos alimentos, por exemplo, é algo realístico hoje em dia, mas há alguns anos seria impossível de acreditar. Existem diversas mulheres capacitadas no mercado, dispondo de doutorados, mestrados e outras qualificações, no entanto, é preciso que alguém dê a chance de elas mostrarem seu valor para que a ciência evolua ainda mais.

O que as empresas podem fazer para tornar isso possível?

Por mais que o discurso seja bonito e as palavras nas redes sociais atraiam milhares de seguidores, nada disso fará sentido se a gestão não arregaçar as mangas e colocar ações plausíveis para minimizar a disparidade de cargos, salários, conquistas etc. A seguir, veja algumas dicas fundamentais que podem dar bons insights sobre o assunto.

Remunerar os salários de forma justa

De acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres pesquisadas ganham, em média, 20,5% a menos do que a população masculina. Números assim fazem com que a gente reflita a respeito do tema, pois se torna impossível pregar a palavra de uma sociedade justa sem que as empresas estejam empenhadas nisso de verdade.

Entenda que mulheres e homens devem ser avaliados não por gênero, mas sim pelas competências que apresentam ao decorrer da carreira. Tendo isso em vista, reveja a política de remuneração da companhia, levando em consideração as aptidões das mulheres, a experiência no cargo, o desempenho em prol dos resultados, entre outros fatores.

Distribuir os cargos igualitariamente 

Tão importante quanto remunerar bem é distribuir os cargos de maneira igualitária, pois reconhecer o valor de uma mulher é um passo essencial para vivermos em comunhão uns com os outros. Se você já se deparou com situações em que funcionárias estavam cabisbaixas, sem vontade de se alimentar direito, produzindo menos ou faltando demais, melhor rever os planos de carreira oferecidos pelo RH.

Uma atitude assim faz com que as mulheres trabalhem com mais afinco, enxergando perspectivas de promoção de cargo, carreira em Y, estabilidade financeira e assim por diante. É indispensável que os gestores verifiquem se os setores estão equilibrados entre os gêneros e se os cargos de liderança tem oportunidades relevantes para elas, porque isso evita desgastes, demissões, ansiedade, Síndrome de Burnout etc.

Modificar a cultura organizacional

Não adianta relutar quanto a isso, pois se a sua empresa não oferece um ambiente acolhedor para que as mulheres progridam naturalmente, então é bom modificar o DNA organizacional e identificar as falhas nesse processo. É possível realizar boas campanhas para atrair olhares de investidores e clientes, porém é preciso que a cultura empregada esteja de acordo com os princípios do empoderamento feminino.

Para que isso ocorra no dia a dia, eduque as pessoas quanto a comentários machistas, reconheça as competências delas no mundo dos negócios, ofereça tarefas de alto grau de responsabilidade e assegure que elas possam trabalhar sem sofrer assédios. Entenda que quando o nível de pensamento é outro, as empresas tendem a vender mais, contratar com qualidade e quebrar paradigmas.

Promover diálogos sobre pautas relevantes ao tema 

Outra maneira crucial de fortalecer as mulheres no mundo dos negócios é promover uma conversa aberta sobre o assunto, utilizando dos mais variados meios de comunicação para isso. Promover debates acerca de pautas inerentes à luta das mulheres é uma maneira de compreender o lado delas, entender os seus anseios e o que buscam como sociedade.

O diálogo ajuda muito na rotina organizacional, a fim de estabelecer parâmetros que reforcem o poder feminino e construa uma rede protetora para que outras mulheres se sintam valorizadas. Além disso, convidar mulheres palestrantes é uma maneira inteligente de propor empatia na conversa e, com isso, fazer com que as colaboradoras tenham um carinho especial pela empresa.

Para concluirmos, saiba que as medidas para impulsionar o empoderamento feminino devem ser empregadas todos os dias, até o ponto que sirva de exemplo para concorrentes e outras empresas, deixando o nosso país mais justo de fato.O que achou deste artigo que trouxemos? Se quer ficar de olho em outras dicas para apresentar melhorias no cotidiano dos colaboradores, então não perca tempo e se inscreva em nossa newsletter agora mesmo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu