Quais são os benefícios de um restaurante corporativo?

Quais são os benefícios de um restaurante corporativo?

Você tem notado que o desempenho dos colaboradores não é mais o mesmo e as faltas têm extrapolado o limite do aceitável? Melhor reconsiderar algumas decisões e investir na alimentação saudável na empresa por meio de um restaurante corporativo.

Explicando de maneira básica, o restaurante corporativo é um local destinado exclusivamente para oferecer qualquer tipo de alimentação aos funcionários da empresa, seja self-service, seja um modelo de pratos prontos.

Para reforçar esse conceito e você entender a importância do tema, acompanhe a leitura e confira os principais benefícios de restaurantes empresariais!

7 benefícios de um restaurante corporativo para sua empresa

Proporciona um tempo melhor para as refeições

Pensando em empresas que ficam mais afastadas dos grandes centros comerciais, por exemplo, a questão do tempo conta muito na hora das refeições, tendo em vista que o deslocamento maciço de funcionários pode gerar atrasos significativos. 

Montar um restaurante corporativo é pensar também na logística em relação à saída do local de trabalho, de modo que haja uma otimização no tempo. 

Muitas vezes, a procura por alguma refeição interessante pode levar quase o período todo do almoço. E, querendo ou não, isso ocasiona situações de desânimo, raiva, desconforto e estresse.

Com esse ganho precioso em minutos, os colaboradores podem jogar conversa fora com os amigos, ler, mexer nas redes sociais etc.

Contribui com a melhoria na produtividade

Levando em consideração o tópico anterior, obviamente que a produtividade das pessoas é alavancada para um outro patamar, pois o fator motivacional extrínseco aparece fortemente. 

Ao comer em um restaurante da própria empresa é possível ter mais praticidade, de modo que o corpo relaxe muito melhor. Afinal, as pessoas não terão a preocupação com filas intermináveis e demora no atendimento. 

Se o restaurante empresarial conta com o respaldo de uma equipe de nutricionistas inclusive, a alimentação também contribuirá bastante com a produtividade, pois é possível acrescentar cardápios com alimentos que ajudam na memória e concentração

Pode ser a oportunidade de conhecer melhor os colegas de trabalho e superiores, tornando a relação entre todos mais fácil de lidar em diversos aspectos.

Economiza recursos valiosos

Entre as metas do RH, observar a rotatividade dos colaboradores é essencial na hora de medir o desempenho das equipes. 

Sendo assim, oferecer a oportunidade de os departamentos almoçarem, jantarem ou lancharem na empresa pode minimizar as taxas de turnover e gerar menos custo para os gestores. 

É possível evitar os investimentos em vale-alimentação ou vale-refeição. Isso porque sabemos que nem todos utilizam esse tipo de benefício para o fim desejado. Em alguns casos, é comum utilizarem no intuito de vender ou comprar outros itens que não sejam alimentícios. 

Além disso, firmar parcerias e, com isso, terceirizar o serviço para empresas especializadas em refeição coletiva, pode significar menos despesas na folha de pagamento.

Honra o compromisso com a saúde e higiene

Principalmente em tempos de pandemia, ter o compromisso com a saúde e higiene é algo imprescindível. 

Isto é, oferecer soluções nesse quesito é uma forma de não deixar a equipe à mercê de qualquer refeição por aí, preservando a segurança alimentar de todos

Da mesma forma que o ambiente de trabalho deve seguir as normas regulamentares de ergonomia, o refeitório da empresa deve contar com todo o aparato necessário para receber bem os colaboradores. 

É uma maneira de ter um controle melhor sobre a situação e honrar as recomendações sanitárias e legislações trabalhistas, a fim de cuidar de cada um e preservar os recursos humanos da empresa. 

Melhora a imagem da empresa diante do mercado que atua

Olhando não apenas para o endomarketing, mas também nas atitudes tomadas para reforçar o marketing externo, propor estratégias que valorizam o quadro de colaboradores é uma forma dos gestores serem bem-vistos no mercado. 

É interessante observar que as pessoas que trabalham na empresa também são potenciais consumidores, portanto, o planejamento deve ter um viés macro do negócio

Com a implementação de refeitórios corporativos e um serviço de primeira linha, pode-se conquistar a confiança tanto do público interno quanto do externo, gerando bons comentários e uma publicidade orgânica. 

Em casos de empresas com capital aberto, por exemplo, levando em conta que há economia de recursos e melhoria na produtividade, logicamente que o lucro será maior e os acionistas saem ganhando. 

Traz segurança aos colaboradores

Aquela velha história de que não sabemos o dia de amanhã não é simplesmente um clichê que passa de geração em geração, mas a mais pura verdade no que se trata da gestão de riscos da empresa. 

Criar um ambiente ao qual as pessoas possam se alimentar pode minimizar as chances de acidentes, roubos, intoxicações alimentares, entre outras situações fora do local de trabalho. 

Por mais que pareça uma ação bem simples, isso traz um impacto positivo para diversos setores na empresa. 

Para tanto, a infraestrutura do negócio deve fazer jus a essa perspectiva. Por exemplo: é preciso que haja uma equipe de socorristas de prontidão. Além disso, é essencial o zelo com cardápios que atendam alérgicos e intolerantes. 

Promove qualidade de vida e bem-estar

Evidente que não poderíamos esquecer de mencionar a questão da qualidade de vida, tendo em vista que um restaurante corporativo é um ponto preponderante para preservar a saúde mental no trabalho

Quando você sabe a procedência do que come, essa informação chega de maneira salutar ao cérebro. A consequência: a digestão se torna mais tranquila, facilitando o metabolismo de carboidratos.

Servir uma refeição que segue todas as orientações de higiene e saúde permite que os funcionários se sintam saciados, impulsionando os neurotransmissores que estimulam o bem-estar. 

Pensar em um atendimento humanizado no refeitório também reforçará esse compromisso. Isso porque as pessoas se sentirão à vontade e trabalharão com muito mais afinco do que antes. 

Em resumo, o restaurante corporativo traz diversos benefícios para empresa que vão desde a parte econômica até o lado psicológico. E contar com profissionais que tenham um know-how na área pode facilitar demais na implementação.

Se você gostou desse artigo que trouxemos e quer saber maiores detalhes de como podemos facilitar a vida da sua empresa, entre em contato agora mesmo e descubra!

Fechar Menu