Você chegou a reparar que pouquíssimas pessoas frequentam o refeitório da empresa na hora do almoço, mas não faz a mínima ideia do porquê disso? Como você costuma medir a satisfação dos colaboradores?
Segundo o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, a pontuação geral de satisfação dos brasileiros é de 6,5 pontos em uma escala até 10. Dados assim revelam a importância de entender o que desmotiva os colaboradores. Isso pode interferir no ritmo produtivo, na rotatividade das equipes e até nas vendas da empresa.
Para que você entenda melhor do assunto, preparamos um miniguia a respeito da relevância do feedback no ambiente corporativo, dos problemas mais comuns em refeitórios e dicas de como medir a satisfação do público interno. Confira!
Como o feedback pode ajudar a satisfação dos colaboradores?
De maneira geral, o feedback corporativo é o exercício que gestores dos mais variados níveis hierárquicos fazem para apontar possíveis erros de seus colaboradores, indicar pontos de melhoria e mostrar como a empresa pode solucionar cada caso. Esse esclarecimento é fundamental para ter uma boa gestão de conflitos, minimizar fofocas nos corredores, diminuir o turnover, entre outros fatores.
A cultura do feedback é uma prática essencial para gerenciar as equipes. E isso fica ainda mais importante em empresas que verificam a produtividade de cada funcionário e os índices de desempenho com frequência.
O feedback também serve para identificar os aspectos de motivação e satisfação dos colaboradores. Eles podem estar associados, por exemplo, ao salário, ao cargo, às condições de trabalho e, até mesmo, ao refeitório da empresa.
Quais os principais problemas de um refeitório?
Em muitas oportunidades, o foco das reclamações dos colaboradores tem a ver com o refeitório da empresa. E é importante entender que diversos aspectos podem influenciar no dia a dia de cada um deles e, com isso, atrapalhar o desempenho. Abaixo, separamos alguns dos problemas mais recorrentes que interferem diretamente na satisfação dos colaboradores.
Ausência de estrutura para as refeições
Nem todo mundo come fora por conta de ter a disponibilidade de um vale-alimentação ou refeição, mas pelo fato de muitas organizações não terem a devida infraestrutura para abrigar os colaboradores na hora de se alimentarem. Seja por causa do orçamento limitado, seja pela incompreensão dos gestores, muitos locais são insuficientes nesse quesito e correm o risco de reter talentos.
Desrespeito por parte dos colegas de trabalho
Embora haja organizações que se preocupam em instalar marmiteiros, micro-ondas e geladeiras para facilitar a vida dos funcionários no momento da refeição, em muitos casos, nem sempre essa solução dá muito certo. Muitas companhias sofrem com brigas por conta da marmita que não esquentou, do colega de trabalho que furta a comida do outro, de filas intermináveis para esquentar a comida etc. E, querendo ou não, essas questões afetam e muito a satisfação dos colaboradores.
Falta de um cardápio variado
Por fim, também acontece de a empresa disponibilizar as próprias refeições, como é comum em diversos tipos de segmentos por aí. Porém, ainda assim, o planejamento não traz tanta satisfação. Isso ocorre porque os gestores não se preocupam com a qualidade da comida servida. Isto é, não focam em dietas restritivas, porções balanceadas de nutrientes, na importância das frutas etc.
Como medir a satisfação dos colaboradores sobre o refeitório?
No entanto, com o propósito de investigar os focos de satisfação dos colaboradores e, por meio disso, proporcionar melhorias no clima organizacional, é indispensável medir o nível de felicidade deles com o que é oferecido pela empresa. Para saber se você está disponibilizando um refeitório adequado e com uma boa variedade no cardápio, trouxemos algumas dicas abaixo.
Caixa de sugestões
Colocada em pontos estratégicos do ambiente de trabalho, a caixa de sugestões é uma forte aliada da gestão para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores. Seja com opiniões identificadas, seja com comentários anônimos, essa é uma maneira eficaz de perceber o que tem faltado na estrutura do refeitório.
Evidente que a caixa de sugestões também não precisa ser necessariamente física. Ela pode constar de forma online na comunicação interna da empresa ou disponível no site, por exemplo. Quanto maior a amostragem acerca de uma reclamação, melhor será para perceber possíveis mudanças a serem executadas em curto, médio ou longo prazo.
Pesquisas de satisfação dos colaboradores
Outra maneira muito utilizada para medir a satisfação dos colaboradores são as pesquisas. Nelas, os funcionários preenchem algumas perguntas pontuais sobre determinados aspectos da empresa. Para tanto, separe campos específicos para lidar com o assunto do refeitório, indagando os colaboradores a respeito dos alimentos disponíveis, do atendimento realizado, da versatilidade das sobremesas, das opções para quem tem alergia e intolerância etc.
Inclusive, para que a mensuração de resultados seja mais eficiente e possa gerar um índice quantitativo, você pode utilizar uma metodologia simples e eficaz, com perguntas diretas e alternativas a serem escolhidas. Uma boa tática é utilizar o método de “Índice de Satisfação” com notas de 1 a 4. Ao limitar em 4 opções você induz a pessoa a não ficar “em cima do muro” com a nota média e realmente se posicionar entre satisfeito e insatisfeito:
1 – Muito Insatisfeito
2 – Insatisfeito
3 – Satisfeito
4 – Muito Satisfeito
Grupos focais
É uma forma direta de medir a satisfação dos colaboradores, buscando opiniões sinceras ao reunir um grupo de até 10 pessoas para discutir sobre determinados temas propostos. A pauta a respeito do refeitório pode muito bem entrar em vigor, tendo algumas perguntas como base para que o grupo converse por alguns minutos e exponha ideias que sirvam para aprimorar.
Por ser uma ferramenta de análise fácil de implantar na empresa e tranquila para medir as reações de nichos específicos nos departamentos, os grupos focais ganham a simpatia de gestores. Todavia, é preciso que haja uma boa mediação nessas reuniões, a fim de evitar debates desnecessários, mudanças de foco ou informações imprecisas.
Feedbacks individuais
Uma das formas mais utilizadas nas empresas para medir a satisfação dos colaboradores é o feedback individual. Ele permite desvelar maiores informações sobre o nível de satisfação dos colaboradores. A dinâmica é muito simples e consiste em reunir cada funcionário para fazer perguntas direcionadas sobre um ou mais temas em questão.
Em um bate-papo sincero entre gestores e colaboradores fica mais fácil compreender os aspectos desmotivadores. Principalmente se a pessoa que for avaliar tiver expertise em linguagem corporal para perceber microexpressões de raiva ou felicidade. Vale ressaltar que a periodicidade dos feedbacks individuais varia conforme os horários de trabalho e ações pontuais da gestão estratégica.
Por fim, é importante frisar a importância de medir a satisfação dos colaboradores de maneira constante, a fim de evitar faltas, queda no rendimento e, por consequência, receitas financeiras menores. Se possível, conte com a experiência de uma empresa capaz de estruturar o seu refeitório e proporcionar um cardápio de primeira linha.O que achou deste texto de hoje? Quer medir ainda hoje o grau de felicidade dos seus funcionários? Então aproveite que está por aqui e baixe nossa planilha completa sobre pesquisa de satisfação e aperfeiçoe seu refeitório!