• (19)2512-1414
  • contato@redealimentare.com.br
Saiba como consumir grãos que fazem bem à saúde nas suas refeições

Saiba como consumir grãos que fazem bem à saúde nas suas refeições

Nós somos o que comemos, ponto final. Dúvida? Então faça um lanche enorme, pesado e recheado de calorias, depois sente-se para trabalhar.

Agora faça o mesmo teste, mas inclua saladas nas refeições. A diferença será gritante.

Incluir saladas nas refeições empresariais segue o mesmo princípio. Os colaboradores da sua empresa precisam de concentração, agilidade e disposição para trabalharem bem. Resultados que aparecerão se a alimentação estiver correta.

Não adianta falarmos sobre mindset, mindfullness, grownhack, e tantos termos, se não estivermos comendo direito. No artigo de hoje nós iremos conversar sobre isso e mostraremos todos os benefícios das saladas nas refeições empresariais. 

Boa leitura (e bom apetite)!

Veja mais: 7 alimentos que ajudam na memória e na concentração

Por que consumir grãos?

Grãos que fazem bem à saúde diminuem o índice glicêmico, fazendo com que os açúcares dos alimentos cheguem na corrente sanguínea em menor velocidade. Isso evita picos prejudiciais.

Há ainda outras vantagens, as sementes e grãos são fáceis de consumir, pois aparecem em muitos alimentos. A tapioca por exemplo. Outro segredo está em incluir chia em diversas refeições, o que ajuda na absorção da frutose. 

Falaremos das vantagens individuais de cada alimento adiante. Por enquanto, basta que você compreenda que incluir grãos que fazem bem à saúde será uma alternativa inteligente na busca por aumentar a produtividade.

Quais são os tipos de grãos?

Vejamos os tipos mais comuns de grãos e as suas vantagens específicas:

Arroz

O arroz costuma ser encontrado em quatro variações integrais: o chamado arroz integral tradicional, há também o arroz vermelho, o negro e o multi grãos ou algumas marcas chamam de sete cereais.

Todas essas variações são ricas em fibras que garantem a saúde cardiovascular, também beneficiam o trânsito intestinal. Se a sua equipe deseja o arroz branco refinado, saiba que ele é uma fonte eficiente de carboidratos e fornece energia.

Milho

Talvez o cereal mais versátil e de fácil encaixe em muitas receitas. O milho pode ser consumido como: pipoca, broa, bolo, mingau, canjica, ou o bom e velho milho cozido.

Milho é um dos grãos que fazem bem à saúde pois, além de ser fonte de carboidrato (energia), ele tem agentes antioxidantes – responsáveis pela proteção contra doenças degenerativas, como a catarata.

Painço

Painço está entre os grãos que fazem bem à saúde pois ele é uma fonte formidável de proteínas. Indicado para a alimentação vegetariana, porque supre parte dos nutrientes encontrados na carne.

Esse cereal quando encontrado em forma de farinha é um dos substitutos da contraparte farinha de trigo tradicional.

Existe também a variação do Painço, que é consumi-lo em sua forma natural. Dessa maneira ele costuma ir muito bem ao ser acrescido em porções de frutas  e saladas, por exemplo.

Cevada

Cevada é mundialmente conhecida por ser encontrada sobretudo na cerveja. Entretanto, esse cereal é um formidável aliado da alimentação saudável.

Rica em fibras, a cevada ajuda na regulação do trânsito intestinal. Ela também promove a saciedade, o que auxilia em uma perda de peso saudável.

A cevada ainda é fonte de vitaminas do complexo B, fornecendo energia e prevenindo o envelhecimento precoce das células. Merece uma posição entre os grãos que fazem bem à saúde.

Centeio

O centeio tem suas similaridades com o trigo e a cevada, ele também é um dos grãos que fazem bem à saúde do coração, pois contém fibras alimentares.

Um grão de enorme grandeza nutricional, incluindo vitaminas e minerais. Essa solução simples auxilia na redução da pressão arterial, favorece a perda de peso, facilita a digestão e também promove a saciedade.

Trigo

Agora nós já estamos falando dos grãos que fazem bem à saúde mais conhecidos. O trigo é rico em vitamina E, responsável por garantir uma pele bonita por mais tempo – por conta de ser um poderoso antioxidante e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Os nutrientes do trigo só são encontrados na versão integral do alimento. Mesmo assim, o trigo ainda pode ser uma boa fonte de carboidratos e garantir disposição para um dia de trabalho mesmo em sua versão refinada.

Aveia

A Aveia é uma velha conhecida fonte de fibras alimentares. Por ser um cereal tradicional em combinações no café da manhã, ela costuma ter uma grande aceitação no ambiente corporativo.

Os benefícios incluem a saciedade, muito e muito indicada para quem deseja perder peso.  A aveia também regula o trânsito intestinal e ajuda na diminuição do colesterol. Menor colesterol significa saúde cardiovascular.

Aprofunde-se no assunto: Qual a importância da variedade no cardápio nas refeições empresariais?

Quais são os benefícios dos grãos na alimentação?

O consumo de cereais fornece cerca de 45% da energia diária necessária para nós. Estudos dentro da área da nutrição mostram que o consumo de grãos e de cereais promove um aumento significativo no aporte de vitaminas e nutrientes essenciais.

Ou seja, é por meio do consumo dos grãos que nós teremos boa energia para queimar durante o dia de trabalho. Além de vitaminas para garantir as perfeitas funções cerebrais e do intestino.

Como tornar apetitosas e saborosas as receitas com grãos?

Com auxilio de profissionais você verá que as receitas são atrativas e muito saborosas. Já foi o tempo em que uma alimentação saudável, à base de saladas, era sinônimo de falta de sabor.

Hoje, com milhares de receitas e opções, é possível encontrar soluções que agradem aos gostos mais exigentes.

Como incluir variedades de grãos no cardápio?

O segredo sempre está e estará em uma transição gradativa, com a inclusão de elementos pontuais. Ninguém consegue fazer uma grande transformação da noite para o dia e a alimentação é uma área extremamente sensível do nosso dia a dia.

Antes de mais nada, conte com a ajuda de especialistas no assunto. Pois, assim como é preciso um engenheiro para conversar sobre uma construção e um designer para falar sobre organização espacial.

É fundamental a participação de uma empresa especialista em alimentação para fornecer os grãos que fazem bem à saúde para sua empresa.

Conte com a ajuda da Alimentare

A Alimentare não é apenas uma empresa prestadora de serviços. Nós lidamos com um setor extremamente sensível do mundo coorporativo, e sabemos disso.

Sendo assim, todos os nossos atendimentos são feitos com respeito, compromisso com a saúde e foco total na melhor entrega possível.Deseja saber mais sobre o que nós podemos fazer pela sua empresa? Confira este material exclusivo para medir a satisfação dos seus colaboradores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu