• (19)2512-1414
  • contato@redealimentare.com.br
Entenda os benefícios da salada nas refeições empresariais

Entenda os benefícios da salada nas refeições empresariais

Embora muita gente pense que ela só diz respeito ao universo de veganos e vegetarianos, saiba que os benefícios da salada podem dar de 7×1 em muitos alimentos por aí. 

Na história mundial, os primeiros registros de consumo de salada são de 600 anos antes de Cristo, na Pérsia.

Apesar dos nossos índios já terem bons conhecimentos sobre as propriedades benéficas das hortaliças, só em 1840 que as primeiras guarnições de salada foram documentadas em livros de receitas por aqui.

Se você ficou na curiosidade de saber qual é a relevância desse tipo de refeição no dia a dia, então acompanhe a leitura e confira as vantagens da salada!

Por que é importante investir em saladas nas refeições?

Levando em conta a alta do dólar e o aumento gradativo do preço da carne, você há de convir que não é sempre que se pode rechear o prato do trabalhador com uma boa peça bem ou mal passada, não é verdade?

A salada serve não só como ponto de equilíbrio da saúde, mas algo essencial para ajudar nas despesas financeiras e não prejudicar o orçamento da companhia.

Pensar em variedade nas refeições é deixar os pratos cada vez mais coloridos, de modo que os colaboradores tenham todas as vitaminas, as proteínas, os sais minerais e demais nutrientes necessários para o organismo.

Inclusive, a sua praticidade no preparo faz com que as empresas ganhem tempo e, com isso, possam preparar almoços e jantares para um bom volume de funcionários sem se preocupar.

É uma alimentação leve e saudável que combina com praticamente tudo, uma vez que existe um leque de possibilidades de colocar a salada no cardápio, seja em pratos quentes, seja nos frios.

Além disso, torna-se uma ótima maneira de incentivar a produção nacional de legumes e hortaliças, ao passo que a nossa agricultura seja cada vez mais forte.

Quais são os benefícios de legumes e hortaliças?

De geração em geração, sempre somos incentivados pelos nossos pais a comer salada nas refeições, ainda que façamos cara feia de primeiro momento.

Muita gente sabe que é preciso comer legumes, hortaliças e verduras, mas por que exatamente devemos dar essa importância a esses tipos de alimentos?

A seguir, veja alguns dos principais benefícios da salada na vida de qualquer pessoa.

Previne vários tipos de doenças

Uma má alimentação pode ocasionar diversos distúrbios no organismo, gerando diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, calvície, artrite, cânceres etc.

Sendo assim, o consumo de alimentos saudáveis como tomate, açafrão, gengibre, espinafre e brócolis podem retardar os problemas de saúde e tornar a vida bem mais leve em diversos aspectos. 

Minimiza os efeitos do envelhecimento

A longevidade é uma das palavras-chave que todos buscam de alguma maneira, afinal, ninguém quer perecer de uma hora para outra sem ter aproveitado tudo o que poderia, não é mesmo?

Pensando nisso, as saladas que levam couve, azeite de oliva e cenoura podem facilitar bastante na prevenção do envelhecimento precoce, à medida que ajuda na boa circulação do sangue e no rejuvenescimento da pele.

Diminui o estresse 

É inegável que o ritmo de trabalho tem aumentado consideravelmente nas grandes metrópoles, não à toa que muitos profissionais se queixam de depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout e demais problemas ligados ao estresse.

Com isso, o consumo de rúcula, pepino, palmito e vinagre de maçã nas saladas pode minimizar os sintomas de cansaço, regular o humor e proporcionar uma boa noite de sono.

Fortalece a digestão

Quando o intestino não funciona bem pode ser um grande problema, tendo em vista que pode prejudicar a produtividade do funcionário e fazer com que várias outras situações no organismo se agravem.

Por serem de fácil digestão, as saladas são uma benção na vida de quem não consegue ir ao banheiro regularmente, pois elas contém muitas fibras que ajudam no bom funcionamento do estômago.

Contribui para a hidratação do corpo

Ao se consultar com nutricionistas, sempre tem gente que fica com “a pulga atrás da orelha” de como vai ingerir dois litros ou mais de água no dia, só que se esquecem que boa parte dos alimentos ajudam muito na hidratação do corpo.

Para se ter uma ideia disso, a acelga, o espinafre, a alface e o brócolis são especiais para proporcionar boas doses de água no corpo e deixar os rins sossegados.

Auxilia em dietas de emagrecimento

Quem está acima do peso e costuma buscar inúmeras receitas para manter uma vida fitness, sem dúvida alguma já deve ter visto vários cardápios de dietas de emagrecimento com saladas encabeçando a lista.

Elas são primordiais para auxiliar na perda de peso, pois as hortaliças e legumes contam com índices baixíssimos de calorias e trazem tanta saciedade às células quanto outros alimentos.

Ajuda nas atividades cerebrais 

Se o “tico e o teco” dos funcionários já não está funcionando muito bem e isso tem prejudicado o bom andamento dos setores, então é melhor rever o que está sendo servido no cardápio.

Dentre os vários alimentos que ajudam na memória e concentração, as saladas auxiliam a movimentar a região cerebral e tornar o aprendizado muito mais efetivo.

Como deixar as saladas mais apetitosas?

Este é o momento para incorporar o “Masterchef” que há em cada um, arregaçar as mangas e colocar os dotes culinários para criar saladas de dar água na boca até no olhar.

São muitas maneiras de se preparar uma boa salada, desde a básica alface com tomate, cebola e azeite, até opções gourmetizadas que proporcionam um requinte a mais ao menu.

O fundamental é dar equilíbrio aos pratos e fazer com que as pessoas consumam todas as vitaminas, deixando um sabor inigualável que orne com a refeição por completo.

É possível incrementar saladas com mix de folhas verdes, abusar de azeitonas, diversificar nos tipos de tomates, acrescentar molhos e assim por diante. 

Vale ressaltar que as saladas não se resumem apenas às verduras, afinal, é possível mesclar alimentos e proporcionar refeições à base de massas, queijos e frutas, que podem ser ótimas como aperitivos ou, até mesmo, sobremesas.

No mais, é essencial frisarmos a importância de lavar bem os alimentos usados na salada, procurar folhas que não estejam manchadas e optar por temperos como ervas, sucos e vinagres.

Por fim, além de olhar para os benefícios da salada, não vamos negligenciar os outros alimentos também, certo? Então aposte na variedade do cardápio para promover o bem-estar e trazer ânimo aos colaboradores da empresa.Se você curtiu este tema a respeito das saladas e quer conhecer um pouco melhor sobre a relevância das refeições coletivas no cotidiano empresarial, então faça ainda hoje um agendamento de visita!

Deixe uma resposta

Fechar Menu